Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Mercado da Ribeira - Lisboa

Juvenil
    Registado desde
    Jun 2010

Mercado da Ribeira - Lisboa

Como é sabido aos Domingos de manhã existe no Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré a Feira do Coleccionismo.
    Embora eu seja um coleccionador de há muitos anos a esta parte, nunca me tinha dirigido a este local, mas hoje bateu-me forte a curiosidade e decidi levantar cedo num Domingo e dirigir-me a esta tão falada feira.
    A minha decepção é enorme agora que vi com os próprios olhos o que é afinal a feira do mercado de exposições. Bancas com cromos eram apenas duas, tudo o resto é relacionado com selos, moedas e notas. Existe também um ou outro local com pacotes de açucar, postais, calendários e outros objectos coleccionáveis.
    Mas a grande decepção nem foi o facto de existirem poucos locais para ver os "nossos" tão desejados cromos mas sim a oferta e os preços dos artigos.
    Cromos para compra avulso apenas do Mundial 2010, todas as outras colecções são esquecidas neste momento à custa da caderneta da Panini. Cada cromo é vendido a 0,30€! Cromos soltos de outras colecções muito poucos e com preços ainda mais proibitivos. Cadernetas completas da liga Portuguesa Panini podem chegar até aos 70€ não sendo vendidas nunca por valores abaixo dos 45€. Quanto às cadernetas pré-Panini de editoras como a Manil ou Mabilgráfica, muito pouca coisa e nenhuma por menos de 60€. O estado destas colecções embora em alguns casos bastante degradadas não fazem baixar o preço dos artigos.
    O que ali vi hoje, não foi uma feira de coleccionismo ou coleccionadores, foi sim uma forma de fazer dinheiro e negociantes. O espírito de coleccionismo que ali se vive é zero!
    Como esta foi a primeira vez que lá fui decidi escrever aqui para saber se esta é a realidade, se os users que conhecem este espaço partilham da minha opinião ou se tive azar no dia em que escolhi para o visitar. Será possível alguma vez ir a este local e fazer um bom negócio, já nem peço tanto, um negócio normal? Ou serve apenas para perder tempo e muito dinheiro caso se perca a cabeça e se compre alguma coisa?
    A minha colecção de cromos:

A partir de agora estamos no facebook:http://www.facebook.com/mundodoscromos

Iniciado
    Registado desde
    Jun 2010

Re: Mercado da Ribeira - Lisboa

Caro colega coleccionador

Não foi azar, a verdade é que aquilo é um sitio de fazer dinheiro para 2 ou 3 artistas que lá vão e que vivem á grande, em grandes vivendas á custa dos otários que gostam verdadeiramente de coleccionar, portanto já vai sendo tempo de se arranjar um local para trocas com espirito de coleccionador e não aquele local de exploração, onde chegam a pedir por emblemas a módica quantia de 2 euros então se você disser que só lhe falta esse ainda pode ser pior, uma autentica exploração para não dizer mesmo chulice.

Juvenil
    Registado desde
    Jun 2010

Então se não foi azar... também acho urgente encontrar um espaço de coleccionadores para coleccionadores... é que aquele não o é de certeza. Vi lá coisas realmente escandalosas.
    A minha colecção de cromos:

A partir de agora estamos no facebook:http://www.facebook.com/mundodoscromos

Iniciado
    Registado desde
    Jul 2010

- Por situações destas no mercado da ribeira e tb nos restauradores/rossio, é que isto anda como anda e em tempos de crise ainda pior é... no Verão é normal aparecerem menos coleccionadores, logo a "montra" tb é menor ... para tentar "combater" este tipo de atitudes, na zona da Penha de França está a se fazer tb ao Domingo pelas 10:00, uma pequena e simples troca de cromos (ainda quase a nível local). Juntam-se pais, filhos, avós, tdo à procura daquele crominho k lhes falta... a oferta ainda é pequena e basicamente tb se tem restringido aos cromos e cartões do Mundial de Futebol, mas veria com bom agrado se mais pessoas com outras propostas tb se juntassem a nós. Ninguem monta bancas, nem se discutem preços, e quem gosta tráz e expõem para todos poderem apreciar... é uma troca saudavel e democrática, para todos os amantes do coleccionismo.

Juvenil
    Registado desde
    Sep 2008

Boas!
    Caros amigos, marco presença no Mercado da Ribeira praticamente todos os Domingos, apenas lá vou para tentar reduzir algumas faltas de selos portugueses (já tenho pessoal conhecido) , por isso fazem-me o melhor preço possível, quanto aos cromos, vou ser realista, não faço a miníma ideia até porque nunca tive interesse em visitar essas tais 2 bancas que querem puxar "a nota ao pessoal" por uns simples cromos de futebol...
    Também apoio a iniciativa de criar um espaço próprio, onde seja possível coleccionadores de cromos de todo o País juntarem-se para efectuar trocas

Cumprimentos
    SCP - Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

Júnior Avatar de LUIS DURÃO
    Registado desde
    Oct 2008

A minha opinião é que esse espaço podia ser melhor.
    Não sejamos também injustos, porque quem lá está paga taxa por ocupação, e é um profissional que tem de ganhar algo, porque passa lá uma manhã inteira, e no rossio o dia todo.
    Eu sou cliente do Manel, como fui do Raul, e serei cliente de quem tiver cromos.
    Mas não referiram também que aí não só se vende, também se troca, e antes de existir o Fórum o que faziamos com os repetidos, se não conheciamos ninguem que fizesse a coleção?
    Se analisarmos bem, o que faz a Panini em Portugal?, explora menos que os Manéis da Ribeira?.
    Eu prefiro pagar se me faltarem 4 cromos, 30 cent cada, do que pedir á Panini, ter de pagar 2,50 € para portes de envio, para chegarem ao fim de 45 dias e na maioria das vezes trocados.
    Então na coleção dos Cards Adrenalyn Xl a panini vergonhosamente limitou a saída dos cards especiais, mormente os Champions, que fazem colecionadores gastarem centenas de Euros, sem sair um card desses.
    No Brasil, saiem tanto esses como os outros, sendo plenamente aceitável fazer a Coleção.
    Em Portugal a panini justifica-se, não é uma coleção, é um Jogo.
    E nas Coleções da Liga, que descaradamente colocam 10 x mais cromos do Guimarães, Leiria, e outros.
    Já pensaram que por causa destas aldrabices da Panini é que surgem negócios como esse da Ribeira?..
    Boas trocas.
    Luis Durão.

Júnior Avatar de amfc1972
    Registado desde
    Nov 2010

caros amigos coleccionadores,
    não ficava bem comigo mesmo se não divulga-se aquilo que se passou comigo no domingo passado no Mercado da Ribeira Lisboa.
    Dirigi-me a este local para tentar finalizar a minha colecção - Liga 2011/12 (faltava 2 cromos para terminar), e como não sabia qual era os procedimentos dos 3 senhores (deviam ser mais para tentar que os preços e trocas fossem melhores) que se encontram a trocar/vender, perguntei:

Qual é o vosso procedimento?
    resposta: 3 por 1 (estamos a falar dos cromos + difíceis)
    Ok, troca aceite, deram os 2 que faltava e disseram que queriam escolher dos meus que tinha na minha mão, aceitei.

Depois perguntei relativamente à colecção do Portugal de Ouro (faltava 4 para terminar a 2 colecção)?
    resposta: pelos 4 que faltava tinha que pagar 5 € (meus senhores um roubo....)
    perguntei: e pode trocar por uns brilhantes que aqui tenho?
    reposta: não isso é uma colecção morta
    resposta minha: Ok , então não quero, não tenho urgência em acabar uma 2ª colecção.

um segundo senhor mete conversa comigo:
    ...então quer alguma coisa de mim?

resposta minha: não estou só a observar..
    o senhor: se não quer comprar....então não precisa de estar aí...(má educação...)

sei que estes senhores até podem pagar algum aluguer.....mas tentem não explorar os coleccionadores que tentam somente finalizar as suas colecções.
    talvez seja bom começar eventualmente a pensar encomendar à Panini os que faltam se forem poucos..fica + baratos

Cpts
    FEEDBACK ANTERIOR
    António Miguel Correia
    Av. D. João II nº 13 - Piso 8
    1999-001 Lisboa

Iniciado
    Registado desde
    Feb 2010

É de facto um local fraco. Preços altos e maus modos. O que compensa é ir lá, ver quem vai também é fazer a troca cá fora (como já aconteceu comigo diversas vezes). Uma troca simples e pura, de um por um, sem a suposta "raridade" dos cromos (e digo isto porque um vendedor chegou a chamar "raro" e "bom cromo" a uma figura que já me tinha saído cerca de cinco vezes)

Tópicos Similares

1. Mercado de inverno completo para troca
    Por Anmarvel no fórum Espanha - Liga Este BBVA 2014-2015
    Respostas: 0
    Último Post: 16-08-2015, 21:45
  2. Vendo cada cromo a preço de mercado (0,10).
    Por gabriel7 no fórum Animais 2015
    Último Post: 31-01-2015, 10:50
  3. Trocas - Lisboa
    Por joaog no fórum Mundial 2014 - Brasil
    Respostas: 9
    Último Post: 26-06-2014, 20:00
  4. De um mercado diferente, toda uma nova remessa de repetidos!
    Por mightybruno no fórum Mundial 2014 - Brasil
    Último Post: 14-06-2014, 23:26

Permissões de Publicação